Karate

Tem como intuito proporcionar benefícios à saúde, melhoria na qualidade de vida, na autoestima, além de proporcionar à pessoa envolvida na atividade a sensação de realmente participar da vida social, ampliando as perspectivas em relação à vida da pessoa.

História do Karatê

O criador deste estilo foi Gichin Funakoshi, por volta do inicio do século XX.

Funakoshi começou a aprender karaté logo desde cedo, ainda em criança, e foi desde essa altura que ele se apaixonou pela arte marcial e buscou sempre alcançar mais conhecimento

Nessa busca por conhecimento acabou sendo ensinado por diversos mestres.

Ele eventualmente se tornou um mestre também e abriu o seu próprio dojo, por volta do ano 1936.

Os discípulos em homenagem ao seu mestre colocaram uma placa na entrada do dojo a dizer “Shotokan” que derivava de Shoto que era a forma pela qual ele era chamado.

Apesar de Funakoshi dizer que no Karaté só havia um estilo e apenas existiam diferenças entre dojos porque os seus mestres ensinavam como desejavam, o estilo Shotokan acabou por nascer.

Após vários anos e depois também com a morte do fundador deste estilo houve algumas desavenças quanto ao futuro do estilo, mais concretamente se deviam existir competições ou não.

Caraterísticas do Karaté Shotokan

Este estilo é muito característico pelas suas bases fortes e movimentos fluidos, utilizando bastantes movimentos giratórios para interligar as técnicas.

A posição utilizada baixa bastante o centro de gravidade do utilizador, sendo que isso faz com que todas as técnicas apesar de aparentemente simples possam ser bastante complicadas de dominar por completo.

Essa posição faz com que os movimentos sejam mais compactos e que o utilizador consiga fazer golpes com uma força estrondosa.

Ética e Respeito

Muitas artes marciais apesar da violência externa devido a ser algo para ser utilizado em combate, tem como base o respeito pelo adversário e o equilíbrio, sendo que o Karaté não é uma exceção.

Para isso foram definidas regras e “rituais” que fazem com que esses valores sejam passados com mais facilidade entre os karatecas.

Uma das bases para esse respeito é o pensamento e mentalidade de estar agradecido por ter um companheiro para treinar e combater, assim pode ter um melhor treino e mais perto da realidade.

O mesmo acontece para com o seu mestre, que é aquele que lhe passa os ensinamentos e que o possibilita de evoluir dentro da arte marcial.

Katas do Karatê
Os katas são um conjunto de posições e movimentos os quais são utilizados como preparação para um combate.

No inicio desta arte marcial, o karaté era ensinado extensivamente através dos katas, os quais representam as bases de todas as técnicas e golpes.

Um antigo mestre chegou a dizer que um kata não devia ser mostrado ao público pelo utilizador antes que ele o fizesse 10 000 vezes”.

Antigamente quando um karateca o fazia antes de um combate era chamado de “dança da morte” já que parece uma dança o seguimento dos movimentos.

Aqui tem uma imagem com um dos atuais Katas.

karate-kata

Cumprimento

O cumprimento é utilizado mesmo para mostrar esse respeito pelo seu adversário, companheiro e todos os colegas de escola/dojo.

Existem dois tipos de cumprimentos, sendo eles o Ritsurei (cumprimento em pé) e o Zarei (cumprimento em posição de seiza).

O cumprimento é usado em várias ocasiões, tais como:

• Quando se entra ou sai do dojô;
  • Quando o professor entra ou sai do dojô;
  • No início e final de um combate;
  • No início e final da aula;
  • No início e final de um kata;
  • No início e final de um exercício com um companheiro.

Graduação

No Karaté é utilizado um sistema de cinturões coloridos para definir o nível de mestria de um praticante e também quais são as técnicas que este deve aprender e dominar.

Curiosamente como em outras artes marciais que utilizam este sistema, existem países que alteram a ordem das graduações e assim acaba por confundir praticantes de diferentes países.

Num combate esse pormenor não tem muita importância já que são apenas utilizadas duas faixas (azul e vermelho) não sendo elas indicativas da sua graduação.

Existem também cinturões de duas cores, os quais são atribuídos quando por exemplo os avaliadores não conseguem decidir se o praticante esta preparado para ele subir de graduação.

Veja quais são as graduações e ordem mais utilizada pelo mundo:

– Comemora-se em 11 de setembro o Dia Nacional do Karate.

Source: https://sportsregras.com/karate-shotokan-historia-katas/

Entre em contato agora

Você está procurando uma escola para seu filho(a), você acaba de encontrar uma instituição que se preocupa com o futuro do seu filho(a). Foi pensando em você que hoje criamos essa promoção se você deseja conhecer mais da nossa escola. Preencha sua aplicação abaixo.

1- DADOS DO ALUNO

2- DADOS DO RESPONSÁVEL