O QUE É?

Muitas pessoas acreditam que o conceito de Educação Bilíngue se resume em ensinar, simultaneamente, em dois idiomas, mas a real definição é infinitamente mais ampla. De acordo com a Profa. Dra. Ofélia Garcia, uma das mais importantes pensadoras da área, a Educação Bilíngue não apenas ensina ao aluno um novo idioma, mas desenvolve nele a capacidade de lidar com a diversidade cultural e desenvolver valores cada vez mais importantes em um planeta globalizado. Em uma Educação Bilíngue, os alunos terão aulas em Inglês e não aulas de Inglês. Ou seja: o idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade da aula.

E QUAL A DIFERENÇA MESMO?

• EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Se propõe a ensinar em duas ou mais línguas, desenvolvendo não só o idioma, mas principalmente competências, valores e respeito à diversidade cultural.

• ESCOLA INTERNACIONAL

Se propõe a seguir o currículo de outro país e foram criadas para atender primordialmente expatriados que têm a pretenção de voltar ao seu país de origem.

• EDUCAÇÃO DE IDIOMA

Se propõe a ensinar a materialidade linguística do idioma.

ENSINO BILÍNGUE COLÉGIO TIC-TAC & INSTITUTO PENRABEL

Para o ano de 2021 continuaremos seguindo a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos, adaptando a Educação Bilíngue à realidade e necessidade do colégio.

Pela maneira como o Programa interage com a grade curricular, a escola potencializa o preparo de seus estudantes para a realidade do mercado brasileiro. As aulas do currículo básico continuam a ser ministradas pelos professores de cada matéria em Português. Já as aulas do Programa Bilíngue são ministradas totalmente em Inglês, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos.

No Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel, a língua inglesa é trabalhada do Jardim I ao Ensino Médio desde o ano de 2018. Sabemos que quanto mais cedo a criança interage com outra língua, maiores são os proveitos. Aqui, o inglês tem o mesmo tratamento que as matérias mais importantes do currículo. São 5 aulas semanais dedicadas ao estudo da língua inglesa.

CLIL

CLIL, (Content and Language Integrated Learning, na sigla em inglês), trata-se de uma abordagem metodológica que promove a integração de conteúdos de outras áreas do conhecimento e utiliza um segundo idioma como meio de instrução. Ou seja, por meio do inglês, o estudante expande o seu conhecimento de outras matérias que fazem parte do currículo escolar. Isso é feito por meio do uso de 4 C's:

1. Comunicação - acontece em sala de aula por meio do uso da segunda língua, que nesse caso é o inglês.

2. Conteúdo - é a integração entre a língua e outras áreas de conhecimento a serem exploradas.

3. Cognição - é a aquisição de conhecimentos, competências e compreensão que visam o desenvolvimento da reflexão.

4. Cultura - promove a sensibilização e aprendizagem intercultural, visando à valorização da diversidade cultural.

PBL (PROJECT-BASED LEARNING)

O Aprendizado Baseado em Projetos cria um ambiente favorável para adquirir conhecimentos e competências por meio de planejamento e pesquisa em resposta a um problema que desafia o aluno.