O QUE É?

Muitas pessoas acreditam que o conceito de Educação Bilíngue se resume em ensinar, simultaneamente, em dois idiomas, mas a real definição é infinitamente mais ampla. De acordo com a Profa. Dra. Ofélia Garcia, uma das mais importantes pensadoras da área, a Educação Bilíngue não apenas ensina ao aluno um novo idioma, mas desenvolve nele a capacidade de lidar com a diversidade cultural e desenvolver valores cada vez mais importantes em um planeta globalizado. Em uma Educação Bilíngue, os alunos terão aulas em Inglês e não aulas de Inglês. Ou seja: o idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade da aula.

E QUAL A DIFERENÇA MESMO?

• EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Se propõe a ensinar em duas ou mais línguas, desenvolvendo não só o idioma, mas principalmente competências, valores e respeito à diversidade cultural.

• ESCOLA INTERNACIONAL

Se propõe a seguir o currículo de outro país e foram criadas para atender primordialmente expatriados que têm a pretenção de voltar ao seu país de origem.

• EDUCAÇÃO DE IDIOMA

Se propõe a ensinar a materialidade linguística do idioma.

PROGRAMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL

A International School se posiciona como promotora de um Programa de Educação Bilíngue. Por isso, criamos parceria com as escolas e implementamos o Programa seguindo a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos, adaptando nosso Programa à realidade e necessidade de cada escola.

Pela maneira como o Programa interage com a grade curricular, a escola potencializa o preparo de seus estudantes para a realidade do mercado brasileiro. As aulas do currículo básico continuam a ser ministradas pelos professores de cada matéria em Português. Já as aulas do Programa Bilíngue são ministradas totalmente em Inglês, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos.

CLIL

CLIL, (Content and Language Integrated Learning, na sigla em inglês), trata-se de uma abordagem metodológica que promove a integração de conteúdos de outras áreas do conhecimento e utiliza um segundo idioma como meio de instrução. Ou seja, por meio do inglês, o estudante expande o seu conhecimento de outras matérias que fazem parte do currículo escolar. Isso é feito por meio do uso de 4 C's:

1. Comunicação - acontece em sala de aula por meio do uso da segunda língua, que nesse caso é o inglês.

2. Conteúdo - é a integração entre a língua e outras áreas de conhecimento a serem exploradas.

3. Cognição - é a aquisição de conhecimentos, competências e compreensão que visam o desenvolvimento da reflexão.

4. Cultura - promove a sensibilização e aprendizagem intercultural, visando à valorização da diversidade cultural.

PBL (PROJECT-BASED LEARNING)

O Aprendizado Baseado em Projetos cria um ambiente favorável para adquirir conhecimentos e competências por meio de planejamento e pesquisa em resposta a um problema que desafia o aluno.

PILARES DA UNESCO

Os Pilares da Unesco norteiam o currículo do programa da International School, ajudando a determinando seus princípios e fundamentações

Aprender e Aprender, provendo o estudante com ferramentas cognitivas necessárias para compreender melhor o mundo e suas complexidades, ao mesmo tempo em que o prepara para futuras aprendizagens.

Aprender a Conviver, expondo o estudante a valores de direito humanos, promovendo a compreensão intercultura e respeito à paz nas relações humanas.

Aprender a Fazer, capacitando o estudante a participar dos desafios atuais e futuros de um mundo globalizado.

Aprender a Ser, provendo o estudante com habilidades de reflexão e capacidade para distinguir o si e o "outro".

STEAM

É a utilização das matérias com noções de Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math) para promover a investigação estudantil e pensamento crítico por meio de projetos de robótica, games, arte e experimentos.