Futsal

O futsal tem como objetivo propiciar à criança a evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva, a aquisição de uma cultura de lazer esportivo, numa perspectiva que compreenda o aluno como um ser social ativo.

Você conhece a história do futsal?

Confira abaixo um pouco desse esporte maravilhoso.

Introdução (o que é)

O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

História do Futsal

O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1933. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball.

Características e regras do Futsal

– As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.

– O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura.

– A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas pelas regras FIFA. Pelas regras da AMF (Associação Mundial de Futsal), a bola deve ter entre 60 e 62 cm de circunferência e peso entre 430 e 450 gramas.

– O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol) nas regras FIFA. Já nas regras da AMF, ele pode usar três cartões: amarelo, vermelho e azul.

– As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado, nas regras estabelecidas pela FIFA. Já pelas regras da AMF, as substituições só podem ocorrer com a partida parada.

– Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).

– O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).

– Os laterais e escanteios são cobrados pelos pés, de acordo com as regras FIFA. Já nas regras da AMF, eles são cobrados com as mãos.

Confederações

– Os campeonatos internacionais são organizados pela AMF (Associação Mundial de Futsal) com sede na cidade de Assunção (Paraguai). A FIFA também organiza campeonatos de futsal.

Campeonatos mais importantes:

– Organizados pela AMF: Campeonato Mundial AMF Masculino e Feminino, Copa do Mundo de Seleções Nacionais, Eurofutsal e Campeonato Mundial de Clubes.

– Organizados pela FIFA: Mundial de Futsal da FIFA e Eurocopa.

Potências do futsal mundial:

– O Brasil é uma das seleções mais fortes da atualidade. O Brasil já foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O último título foi conquistado em 2012, quando a seleção brasileira venceu na final a seleção espanhola.

– Além do Brasil, merecem destaque no futsal mundial as seleções da Espanha, Itália e Rússia.

– No futsal AMF a seleção colombiana é a maior força. Foi tricampeã do mundo, 2000, 2011 e 2015. Conquistou os Jogos Mundiais IWGA em 2013 e o mundial feminino de 2013.

Você sabia?

– Em 2016, a Copa Mundial de Futsal da FIFA ocorreu na Colômbia, entre os dias 10 de setembro e 01 de outubro. A seleção argentina tornou-se campeã ao derrotar, na final, a equipe russa pelo placar de 5 a 4.

– A próxima Copa do Mundo de Futsal ocorrerá em 2020 (ainda sem país definido).

– O próximo Mundial AMF de Futsal será realizado na Argentina em 2019.

Entre em contato agora

Você está procurando uma escola para seu filho(a), você acaba de encontrar uma instituição que se preocupa com o futuro do seu filho(a). Foi pensando em você que hoje criamos essa promoção se você deseja conhecer mais da nossa escola. Preencha sua aplicação abaixo.

1- DADOS DO ALUNO

2- DADOS DO RESPONSÁVEL